top of page

2.

Psicoterapia de Casais

A terapia de casal comportamental integrativa (TCCI) refere-se a junção do foco tradicional (promoção de mudanças) com foco mais recente (promoção de aceitação) e visa promover o bem-estar e a saúde emocional do casal.

 De acordo com Cordova & Jacobson (1999), a TCCI tem como base teórica o behaviorismo moderno, que apresenta, entre outros, os seguintes princípios: o comportamento é formado e mantido por eventos ambientais singulares, ou seja, o modo que cada membro do casal se comporta depende de todas as suas experiências singulares. O passado é importante para compreender os comportamentos, porém a intervenção do psicólogo será pautada no momento presente.

A TCCI utiliza, sempre que possível, de reforçadores naturais - advindos da própria interaçaõ conjugal - e procura promover o contato direto com as contingências naturais para que os ganhos da terapia sejam generalizados e mantidos depois do término da mesma. A TCCI desenvolveu conjuntos de intervenção que são destinadas para ter efeito sobre os eventos privados tais como sentimentos, pensamentos, emoções.

A TCCI possui vários estágios, dentre eles: avaliação; sessão de feedback; estrutura da terapia; estrutura da sessão terapêutica; estratégias para promover a aceitação emocional; estratégias para promover a mudança; e treinamento em comunicação e solução de problemas. 

Wzap 2.png
bottom of page