top of page

Como solicitar reembolso do plano de sessões particulares?

Atualizado: 8 de out. de 2019

Muitos brasileiros contratam serviços de operadoras de planos de saúde na esperança de terem um atendimento melhor e mais qualificado que o da Rede pública, atualmente pouco guarnecida de recursos e mal gerida.

No entanto, muitos planos de saúde acabam por não oferecer uma rede credenciada que abranja as necessidades dos clientes pelo serviço ofertado. Por exemplo, poucos profissionais disponíveis, longos prazos para marcação de consultas, atendimentos insatisfatórios etc. fato agravo quando a busca é por atendimento de psicoterapia com psicólogos credenciados.

A resolução normativa 259, da Agência Nacional de Saúde (ANS), estabelece prazos máximos para atendimento ao usuário, conforme sua necessidade. Se tal prazo for descumprido, a operadora estará obrigada a custear o serviço fora de sua rede credenciada.

No julgamento do RESp 1.575.764-SP, a ministra relatora Nancy Andrighi julgou pela possibilidade de reembolso do usuário pela operadora do plano de saúde, mesmo nos casos em que não haja urgência ou emergência, concluindo que tais situações não são requisitos do reembolso, mas sim, exemplos.

A alteração do entendimento se deu em razão do artigo 32 da Lei do Plano de Saúde. O dispositivo prevê o reembolso das operadoras ao SUS pela utilização do serviço público pelo usuário que possui assistência à saúde privada, ponderando que é contraditório o SUS poder ser ressarcido e o usuário não.


Em resumo, o procedimento para solicitação de reembolso é simples, porém é necessário consultar a operadora do plano de saúde verificar os procedimentos. Algumas operadoras limitam o número de sessões, ou reembolsam apenas quando o cliente foi encaminhado por um profissional Médico.




Segue um levantamento sobre o reembolso dos principais planos de Saúde. Basta acessar o link do seu plano e verificar as condições.

Reembolso Sulamérica

O reembolso pelo Sulamérica é bem organizado, simples e pouco burocratizado. Abaixo tem o link de um vídeo bem explicativo sobre o tema:


No link a seguir tem mais informações sobre o procedimento tais como: documentação, como estimar valores. Há também um app exclusivo para essa finalidade.


Reembolso Unimed

O reembolso pela a Unimed ocorre de maneira eficiente. O site não é tão informatizado quanto o da Sulamérica, porém o procedimento também é simples e eles criaram vários canais para facilitar a vida do segurado.

Você pode consultar as regras aqui:


link para o App de Reembolso


Reembolso Amil

A Amil também orienta como o cliente pode solicitar o reembolso. Eles disponibilizaram esse vídeo com várias informações


Abaixo você pode conferir o seu tipo de plano e quanto pode ter de reembolso:


Reembolso NotreDame intermédica

Consultando o site da NotreDame, tive a impressão de que só reembolsaria consultas médicas e despesas hospitalares:


No entanto, procurando por mais informações encontrei essa tabelinha bem descritiva e já com os valores do reembolso em reais! Legal né?



Bom gente, espero ter colaborado com alguma informação. O reembolso parece ser uma boa oportunidade para você que deseja fazer Psicoterapia e tem tido dificuldades em ser atendido por seu plano de saúde.


Se seu plano não está no post, deixe um comentário para auxiliar sua pesquisa.


Até mais!


54 visualizações0 comentário

Comments


Wzap 2.png
bottom of page