top of page

3.

Psicoterapia de Grupo

A psicoterapia de grupo é uma modalidade de atendimento dentro da psicologia que oferece aos indivíduos mais condições de interação da vida em sociedade.

 

Podemos dizer que um grupo é formado de acordo com a demanda em comum entre os participantes do grupo ou com objetivos semelhantes. Então, a terapia de grupo pode ajudar o cliente? De acordo com Yalom (2006), a psicoterapia em grupo oferece benefícios significativos aos indivíduos, bem como a terapia individual.


A maior vantagem da terapia de grupo é se beneficiar de momentos onde situações como estas são reproduzidas, porém, de uma forma gradual e controlada, facilitando a aquisição e treino de comportamentos que não seriam emitidos em ambiente real (Derdyk, 2006).

As sessões são oferecidas em ambiente seguro, onde os mesmos princípios éticos da psicoterapia individual são preservados: como o sigilo e o respeito às demandas do cliente. As sessões são compostas por grupos focais - mesma queixa clínica, ex: compulsões - e abertos - queixas variadas: depressão, ansiedade, TOC etc. para grupos de até oito participantes.

Wzap 2.png
bottom of page